Procurar no site


Contacto

Galera, me mandem projetos e idéias para que eu possa colocar no site! Meu email:

E-mail: analuiza.interact@hotmail.com

História do ROTARACT

 

    Em 1968, os EUA eram agitados por uma série de mudanças: enquanto as mulheres queimavam sutiãs em nome de sua emancipação, diversos grupos exigiam o fim da guerra do Vietnã. Em abril daquele ano, o assassinato de Martin Luther King detonava uma série de barulhentas manifestações em todas as cidades do país. Em meio a esse clima revolucionário, um grupo de estudantes empreendedores pretendia fundar um novo clube na UCC – Universidade da Carolina do Norte, em Charlotte, nos EUA. Todo esse entusiasmo resultou na criação daquele que seria o primeiro Rotaract Club da história.

    Embora os rotaractianos tenham mantido as tradições inauguradas por aquele clube pioneiro, pouco se conhece a respeito de seus 21 fundadores. Para resgatar essa história, fomos à procura de alguns deles para saber como estão vivendo, e quais são as suas lembranças daquele tempo. Os rotarianos sabem, há muito tempo, que o Rotaract forma líderes. Marcas registradas de todo rotaractiano até hoje, o empreendedorismo, a criatividade e o entusiasmo daqueles jovens ajudaram-nos a tornar-se homens bem-sucedidos nos anos que se seguiram ao intenso 1968.

    Bill Baumgardner era calouro da UCC quando ele e seu colega Dick Helms propuseram ao RC de Charlotte-North a criação de um programa rotário em nível univesitário. “Naquela época, o nosso objetivo era contribuir para o crescimento da escola e continuar a tradição do Rotary”, conta Baumgardner, que tinha sido sócio de um Interact Club na escola secundária. “Nós achávamos que seria possível encontrar um Rotary Club disposto a patrocinar uma versão universitária do Interact”.

    A idéia de expandir o Rotary para estudantes em idade universitária foi bem acolhida por Charlie Grier, sócio do RC de Charlotte-North. “Num encontro na casa de Charlie, expusemos nossa idéia a diversos rotarianos, que a acharam interessante”, recorda Bill Baumgardner. Charlie Grier marcou um encontro com o diretor do campus e com o reitor da universidade, a quem pediu permissão para criar um clube nos moldes do Interact, patrocinado pelo RC de Charlotte-North.

    Bill conta: “A partir dali a idéia cresceu como uma bola de neve. Fomos até o conselho da universidade e, quando o Rotary nos deu a permissão oficial, tornei-me o presidente do clube”. Ele guarda até hoje, em seu escritório, a placa que recebeu do RI em agradecimento por sua atuação como presidente do clube.

 

CONTATE O REPRESENTANTE DISTRITAL DE ROTARACT RODRIGO PINHO RIBEIRO (CUSTELA)

ROTARACT RIBEIRÃO PRETO - JARDIM PAULISTA

EMAIL: custela2@hotmail.com

SITE DISTRITAL: https://rotaract4540.org/test/